share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Rute 4.13-22

Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele (Rt 4.16).

O texto de hoje é muito interessante, pois mostra o cuidado de Noemi com seu neto como se fosse seu próprio filho. Isso foi tão verdadeiro que o v. 17 mostra as pessoas comemorando com a avó o nascimento daquela criança. Existe uma questão cultural por trás desta situação: era como se o filho de Rute fosse também de Noemi. Ele daria continuidade à descendência e à história de sua família, algo muito valorizado naquela época. Obede (que significa “servo”) foi muito amado e tornou-se avô do maior rei de Israel, Davi. Quando você olhar para um bebê, lembre-se que Deus pode querer usá-lo grandemente. No caso de Obede, seus parentes nem imaginavam quem ele seria, mas dele cuidaram (em tese, uma atitude natural entre membros da família, mas vivemos num mundo tão complicado que infelizmente é preciso ressaltar algo que todos deveriam fazer).

A história de Rute intensifica o valor que a família precisa receber. Para ela e sua sogra, o cuidado dos parentes era ainda mais importante porque elas viveram no período dos Juízes, época de total anarquia, pois não havia rei em Israel e assim cada cabeça seguia o seu pensamento. Muito interessante é observar que, mesmo em meio às muitas confusões, dificuldades culturais e pessoais que existam, sempre é possível demonstrar amor e cuidar do próximo.

O relato ainda apresenta a genealogia da família de Davi, da qual também provém Jesus, o Filho de Deus. Ou seja, esta é uma das provas de sua existência real e por isso ninguém pode considerar que tenham sido lendas. Essa é uma história cheia de misericórdia, pois além de mostrar uma nora dando descendência à sua sogra, mostra como uma estrangeira se tornou adoradora de Deus, bisavó do rei Davi e fez parte da linhagem do próprio Cristo (Mt 1.5). Assim, Rute, que cuidou de Noemi, foi recompensada e também cuidada por Deus, pois em determinado momento decidiu andar com ele, ser fiel e servi-lo. – Marivete Kunz

No mundo confuso em que vivemos, cuidar uns dos outros é fundamental, sobretudo na família!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!