share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Deuteronômio 8.1-11

Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-‑sucedido por onde quer que andar (Js 1.7b).

Tenho o hábito de acordar com o despertador do celular, que geralmente deixo ao lado da cama. Numa manhã dessas, resolvi tirar a roupa de cama para lavar. Quando quis usar o celular, não o encontrei e logo pensei: “Só pode que por um descuido ele ficou no meio dos lençóis que coloquei na máquina”. Fui verificar e ali o encontrei já molhado e, portanto, não funcionando como deveria.

Cuidados são necessários: um bebê precisa deles para que seja alimentado, não passe frio, e ainda mais quando está doente; crianças maiores também, pois muitas vezes não têm noção do perigo que as cerca. Esta necessidade continua na vida adulta: alimentamo-nos para cuidar do corpo, olhamos para os lados ao atravessar a rua, limpamos nossa casa; montamos um planejamento financeiro, etc. Há muito o que cuidar, e, se isso não ocorrer, o resultado muitas vezes pode ser catastrófico.

Há outro cuidado muito especial que não podemos deixar de lado: a nossa vida espiritual. Moisés exortou o povo de Israel a não descuidar de seguir a Lei do Senhor. Já haviam passado por desertos, provas e dificuldades, e agora chegara a hora de conquistar a Terra Prometida, na qual moravam povos mais numerosos e fortes que Israel. Moisés não diz que precisavam se preocupar com que estratégia ou quais armas iriam usar. O único cuidado que realmente importava era o de obedecer a Lei do Senhor e não esquecer tudo aquilo que ele já havia feito por eles. Nada era tão perigoso quanto desobedecer. Moisés falou várias vezes ao povo sobre a importância do cuidado com o que é relacionado ao Senhor, já que é muito fácil desviar o foco disso. Podemos ter muitos investimentos e tomar precauções, mas somente se cuidarmos de nossa vida com Deus teremos segurança. – Ingelid Gundt

De todos os cuidados, não se esqueça do principal: obedecer ao Senhor em tudo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.