share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 17.1-16

Elias não foi enviado a nenhuma [viúva de Israel], senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom (Lc 4.26).

A história do profeta Elias e sua experiência com a viúva de Sarepta é comovente e ao mesmo tempo desafiadora. É tocante ver a provisão de Deus para indivíduos anônimos e pobres como essa viúva; por outro lado, a fé e a obediência incondicionais tanto de Elias quanto da mulher nos chamam a imitá-los.

O reino do Norte (Israel), governado por Acabe e Jezabel, era uma afronta para Deus, e Elias foi chamado para alertar o rei e o povo para que mudassem de atitude. No trecho da leitura, o aviso veio em forma de uma seca prolongada. Como os israelitas não deram ouvidos ao profeta, o Senhor ordenou que ele se escondesse em um país estrangeiro, longe das vistas do rei e da rainha.

Quando Jesus citou esse episódio (veja o versículo chave), ele não ressaltou o poder de Deus em multiplicar a farinha e o azeite, mas enfatizou outro atributo divino. Estava em uma sinagoga de Nazaré, cidade onde crescera, mas seus próprios conterrâneos não o respeitavam. Por isso, aproveitou o momento para mostrar o que realmente agrada a Deus: não o fato de alguém ser israelita (como os judeus gostavam de pensar), mas a disposição em obedecer ao Senhor. Aquela mulher não tinha nada para oferecer a Deus: era estrangeira, viúva, desconhecida, pobre. Mesmo assim, viu a provisão milagrosa do Senhor para si e sua família porque atendeu com fé às ordens “absurdas” transmitidas pelo profeta. A fé realiza o que Deus manda crendo que ele cuidará do resto – seja com milagre ou não. Em outras palavras: a obediência ao Senhor é mais importante que o milagre em si. Mesmo que tudo ao nosso redor esteja ruindo, podemos crer no cuidado de Deus e obedecer às suas instruções enquanto aguardamos pela sua provisão. Ela certamente virá, pois ele prometeu seu sustento a quem der prioridade à sua palavra (cf. Mateus 6.33). – Itamir Neves de Souza

Quem crê em Deus e lhe obedece vê os seus milagres, mas não depende deles para confiar no Senhor.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!