share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 15.1-5

A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro (Pv 22.1).

Ouvi muitas vezes os antigos falarem de um tempo no qual a palavra empenhada, mesmo que fosse apenas uma promessa verbal, era considerada suficiente. Hoje, é muito comum que mesmo contratos assinados e registrados em cartório não sejam corretamente cumpridos. Raras vezes consegue-se executar uma negociação qualquer sem que haja algum tipo de desgaste no meio do caminho. Empresas agem de forma ilegal, impondo produtos ou serviços não solicitados embutidos ou casados com outras compras; ao mesmo tempo, os consumidores não honram seu próprio nome pela leviandade com que lidam com a facilidade de crédito e a impulsividade na hora de comprar, fazendo crescer diariamente a fila de inadimplentes. E não é só nas relações comerciais que o valor dos compromissos foi banalizado: o número de divórcios só aumenta, crianças e animais são abandonados à própria sorte. Trabalhadores são prejudicados e patrões, saqueados. O interesse pessoal impede que os compromissos sejam honrados.

A credibilidade não é fácil de ser conquistada, mas é facilmente perdida. Construir um nome confiável leva muitos anos, talvez uma vida inteira, sendo que basta um passo em falso para destruí-lo. Os cristãos em Roma levaram uma advertência muito séria de Paulo, que os alertou de que a incoerência deles entre o que diziam crer e o que faziam estava causando dano à reputação do próprio Deus (cf. Rm 2.24).

Na leitura bíblica de hoje, o salmista descreve aspectos práticos da boa conduta que se espera do filho de Deus, como ser íntegro e justo, falar só a verdade, não fazer mal ao próximo e manter a palavra mesmo mediante prejuízo pessoal. É um modo de vida difícil, porque vai na contramão do que a maioria faz – mas é o que maior glória trará ao nome do Senhor. – Leonice Fonseca Souto de Souza

A reputação do cristão deve honrar o nome daquele a quem ele serve: Jesus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!