share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 35.1-19

Sejam fiéis, de coração, à aliança [de Deus]; e deixem de ser obstinados (Dt 10.16).

Havia muitos terrenos baldios no bairro onde eu morava na minha infância. Os donos geralmente mandavam lavrá-los para plantar milho, feijão, mandioca ou outra planta que ajudasse no sustento da família. E lá vinham os agricultores, à moda antiga, com suas juntas de bois. Puxando o arado, os animais iam e vinham, abrindo valetas no chão batido. Sem arar a terra, não adiantava jogar sementes. Não frutificariam, e provavelmente nem mesmo germinariam.

Os judeus da época de Jeremias tinham um coração duro, insensível para com a palavra de Deus. É isso que o Senhor lamenta na leitura de hoje: “Quantas vezes não enviei meus servos, os profetas? Eles lhes diziam para mudar seu mau comportamento, corrigir os erros e abandonar o culto a outros deuses… mas vocês insistem em não obedecer…”. Misericordioso, Deus queria poupá-los do castigo: a deportação à Babilônia. Para isto, usou até mesmo o exemplo de uma tribo nômade da época, semelhante aos ciganos atuais. Eram os recabitas, que já existiam há duzentos anos. Eles seguiam rigorosamente alguns princípios instituídos por seu ancestral Jonadabe: não tomar vinho e morar apenas em tendas. Não eram mandamentos de Deus, mas apenas determinações de um homem, aos quais os recabitas se mantinham fiéis, mesmo sob pressão. Daí o “puxão de orelha”, indireto: “Como é que vocês, israelitas, continuam sendo infiéis aos princípios de Deus, de quem vocês dizem ser povo? Vejam os recabitas, que são fiéis mesmo que seus princípios sejam meramente humanos…”

E o seu coração? Endurece-se ao ouvir o que Deus diz? Ou você cede às suas orientações, como a terra que se deixa arar, para que a palavra dele germine e frutifique, produzindo uma vida abundante de paz, alegria, fidelidade, amor, esperança? – Sérgio Vilmar Markus

A quem você é mais fiel: a Deus, ou ao seu time, aos amigos, familiares, à dieta, ao trabalho…?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.