share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: 3 João 1-10

…para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade (3Jo 8b).

Impressionei-me com os suricatos, pequenos animais da África, quando os vi pela primeira vez, em um documentário da TV. Sempre há um grupo deles de vigia, enquanto os demais procuram comida, alimentam os filhotes, brincam ou dormem. Ao menor sinal de perigo, os “vigias” dão o alarme, e todos correm para a proteção de suas tocas. Ensinam-nos assim solidariedade e cooperação. Mas, se os animais são solidários e cooperativos por instinto, os homens o são por escolha, e podem deixar de sê-lo.

Entre os cristãos do primeiro século havia os da linha de frente, que viajavam, pregando a descrentes e ensinando as igrejas. Havia outros, na retaguarda, que os hospedavam e lhes davam provisões para seguir a viagem. Um desses anfitriões era Gaio, amigo do apóstolo João. Ele hospedava em sua casa muitos cristãos, inclusive desconhecidos. Dessa forma, supria uma necessidade dos obreiros em suas viagens. Naquela época não havia hotéis decentes, como hoje em dia. Impróprias, as hospedarias eram sujas, infestadas de pulgas ou até mesmo bordéis. O texto de hoje nos encoraja a sermos cooperadores na obra de Deus. No primeiro século, uma forma de fazer isto era hospedando cristãos em viagem. Mas também havia muitas outras, como também hoje as há, e por meio delas podemos colaborar com a obra missionária, como recomenda Pedro: “Cada um exerça o dom que recebeu” (1Pe 4.10a).

Infelizmente a igreja também tinha gente como Diótrefes, outro líder local. Este não só se recusava a hospedar cristãos em viagem, mas também impedia outros de fazê-lo, chegando a expulsá-los da igreja, abusando de sua autoridade. Além disto, por querer ser o mais importante, difamava o próprio João e impedia a comunicação deste com a igreja. Para nós, fica a decisão: de que forma vou aproveitar o que Deus me deu – cooperando com sua obra ou usando para meu benefício? – Sérgio Vilmar Markus

Se é para cooperar em alguma obra, que seja a de Deus, pois seus resultados são eternos.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.