share on:
Img_IconeBaixar_680px

4 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: João 2.1-11

Vejam! O braço do SENHOR não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir (Isaías 59.1).

O texto da leitura bíblica relata um acontecimento ocorrido na cidade de Caná, próxima a Nazaré, onde Jesus crescera. Sua mãe, Maria, participava de um evento de caráter social, um casamento, uma celebração em que normalmente impera muita alegria e expectativa em torno do futuro dos recém-casados. Quero destacar que também Jesus e seus discípulos haviam sido convidados para esta festa e que ele aceitou este convite. No entanto, logo em seguida vemos que a ocasião não foi tão feliz quanto se esperava: o estoque de vinho acabou no meio das festividades, o que não era apenas um constrangimento menor, mas motivo de grande vergonha para os anfitriões. Considerando que estas festas duravam dias, tal acontecimento representava uma grave falha na hospitalidade que a família do jovem casal devia a seus convidados. Maria, percebendo o que tinha acontecido, chama a atenção de Jesus para o problema, talvez na esperança de que ele teria alguma solução. E ele de fato providencia um milagre que evita a interrupção da festa e a humilhação dos anfitriões.

Este episódio retrata o primeiro milagre realizado por Jesus, que aconteceu em uma ocasião para a qual ele tinha sido convidado. No decorrer dos Evangelhos, vemos Jesus atendendo vários convites, de diversas pessoas – normalmente com consequências maravilhosas. E hoje Jesus continua tão acessível e disponível quanto no passado. Você, caro leitor, deseja que ele faça parte de sua vida? Já lhe disse isso? No versículo em destaque, Isaías deixa claro que Deus nunca se recusa a atender um convite ou pedido de ajuda. Apenas note que Jesus atende convites, mas não quer continuar sempre como um mero convidado: ele deseja ter um relacionamento íntimo e próximo com cada pessoa. O convite é apenas o começo. – NE

Jesus não só aceita convites, como também os faz: “Venham a mim!” Você aceita?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!