share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Atos 9.22-30

Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor… (At 9.27a).

Saulo, que posteriormente viria a ser conhecido como Paulo, foi um dos inimigos mais ferrenhos dos cristãos da Igreja Primitiva. Além de consentir na morte de Estêvão (cf. 7.58-60), ele “respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor” (9.1). Com este zelo na perseguição aos cristãos, pediu autorização por escrito ao sumo sacerdote para entrar nas sinagogas a fim de prender aqueles que pertencessem ao “Caminho” (9.2), isto é, os seguidores de Jesus.

Saulo era voraz e eficiente na sua tarefa de caçar, prender e, se necessário, matar cristãos. Era conhecido por isso e causava medo por onde quer que andasse (v.26). Então, certo dia, talvez num “culto de oração” em Jerusalém, aparece Barnabé com um visitante especial: o tal cruel perseguidor dos cristãos. Você consegue imaginar o alvoroço que deve ter acontecido?

A boa notícia é que Barnabé conta aos discípulos como Saulo tivera um encontro com Cristo. Aquele que tinha sido o maior adversário do cristianismo passou a ser um discípulo de Jesus e, futuramente, o seu maior proclamador. Não há vida, por pior que seja ou tenha sido, que não possa ser transformada pela graça do Senhor.

Pense um pouco nas pessoas do seu círculo de relacionamentos e contatos e lembre os “piores” entre eles: aquele vizinho chato que incomoda, o chefe que persegue você no trabalho, o colega de aula que zomba de você por ser cristão ou o professor que lhe deu nota menor por causa da sua fé. É exatamente por esses que Jesus Cristo morreu na mesma cruz em que ele morreu por mim. Nem eu e nenhum deles merece a salvação, pois ela é pura manifestação da graça de Deus.

Abraham Lincoln sugere que a melhor forma de destruir um inimigo é transformando-o em amigo. Assim, a melhor forma de eliminar um “Saulo” é apresentar-lhe o Evangelho, para que assim Deus o transforme em um “Paulo”, amigo de Cristo. – Claiton André Kunz

Você já orou pelos seus “inimigos” hoje?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!