share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Josué 9.7-15

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua (Pv 16.1).

Minha esposa e eu frequentemente vamos juntos ao supermercado. São raras as ocasiões em que vou sozinho e, quando isto acontece, às vezes esqueço qual produto especificamente ela desejava. Certa vez estava em uma destas situações e, como de costume, liguei para ela. Confesso que sempre fico um tanto constrangido nessas horas, pois muitas vezes são apenas um ou dois produtos a pegar. Naquele dia, assim que desliguei, notei outros homens fazendo a mesma coisa; também eles, como eu, precisaram consultar suas esposas para não errar na compra.

A leitura bíblica de hoje relata uma situação em que os israelitas não consultaram a Deus e acabaram errando por isso. Para não terem de lutar contra Israel, os heveus que viviam na região de Gibeom inventaram uma artimanha. Usando roupas velhas e levando pães secos na bolsa, fizeram parecer que eram de uma terra distante. E os israelitas acabaram acreditando em seu fingimento. Vale lembrar que a ordem de Deus era que seu povo derrotasse todos os povos que habitavam Canaã, a terra que estavam conquistando. E os heveus eram habitantes locais. Ou seja, uma simples consulta ao Senhor poderia ter sanado a dúvida. Mas Josué e os demais líderes do povo não fizeram isso. Deveriam ter buscado a orientação de Deus para a questão, e então receber dele as instruções de como proceder, mas confiaram em sua própria observação e opinião.

Da mesma forma ocorre com todos nós. Temos diariamente muitas decisões a tomar, e em boa parte delas não conhecemos toda a situação que envolve a questão ou mesmo o que ocorrerá a seguir. Mas podemos a cada momento consultar aquele que realmente sabe o melhor a fazer: o Senhor. Não é necessário sequer fazer um telefonema. Basta dirigir nossos pensamentos em oração a Deus e confiar em sua direção. E sempre podemos contar com a sua Palavra para obter a melhor resposta. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Está em dúvida sobre como proceder? Consulte quem pode lhe dar a melhor direção – o Senhor.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!