share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: 2 Samuel 15.10-37

Itai respondeu [a Davi]: Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que onde quer que o rei, meu senhor, esteja, ali estará o seu servo, para viver ou para morrer (2Sm 15.21).

Davi vivia uma situação calamitosa: a insurreição de seu próprio filho. Muitos de seus conterrâneos e servos apoiaram Absalão. Porém, na hora da fuga, Davi recebeu demonstrações de fidelidade.

Alguns de seus conselheiros, assim como um estrangeiro, acompanharam-no, mesmo sabendo que suas vidas corriam perigo. Dois sacerdotes e seus filhos, além de Husai, ficaram em Jerusalém como informantes. Tais atitudes foram um consolo para Davi. De fato, todos contribuíram para que ele retomasse o trono, mesmo que para isso seu filho tenha sido morto.

Há 40 anos, passei por uma experiência semelhante, em que fui consolado em um momento difícil. Era professor de Educação Religiosa, o que me deu alegria e ajuda financeira durante 6 anos. Porém, um coordenador da matéria chegou do exterior com muita fama e foi contratado pelo colégio. Um mês depois, ele solicitou minha dispensa. Quão difícil foi para o diretor comunicar-me isso.

O que ele não sabia era que a igreja que eu pastoreava crescera e requeria mais de meu tempo. Três anos depois, o diretor pagou minha hospedagem num congresso do qual participamos, pedindo perdão por ter-me despedido.

Respondi que não tinha ficado ofendido e que, na verdade, ele tinha sido usado por Deus, pois a igreja precisava mais de mim. Ele chorou de alívio e de alegria. Por pouco aquele episódio não causara um conflito que poderia até ter manchado a honra do colégio.

Não importa o que estejamos passando: Deus sempre tem recursos para nos socorrer e nos consolar! Nestas horas descobrimos quem são nossos verdadeiros amigos, pois muitas vezes eles acabam sendo os portadores do conforto divino. – Manoel de Jesus The

Em qualquer ocasião difícil, o primeiro passo para ter forças é confiar no amor e no poder de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.