share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 7.4-7

[O Deus de toda consolação] nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações (2Co 1.4).

Paulo foi um perseguidor implacável que “devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão” (At 8.3). Após seu encontro com Cristo na estrada para Damasco, tornou-se um missionário destemido, que enfrentava corajosamente toda sorte de dificuldades e perseguições.

Mas ele era humano como todos nós, não imune a aflições. Ele não as negava e até as confessava, ao dizer, por exemplo: “Quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos” (v. 5). Era bem real na vida dele a afirmação de Jesus: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16.33b). Mas elas não o destruíram, porque aconteceu algo que fez toda a diferença em sua situação: “Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos” (v. 6a). Para o apóstolo, a ajuda divina deve ter sido como água fresca para o sedento no deserto!

O Senhor foi a fonte do seu consolo, mas este veio até ele de duas formas. Uma delas foi por meio de Tito, seu cooperador, que o confortou com sua presença e as boas notícias que trouxe sobre a situação na igreja de Corinto. A outra foi a informação sobre os sentimentos que os cristãos daquela cidade tinham por ele e também a atitude deles em relação a Tito. Por tudo isso, Paulo se animou. Ele podia dizer: “Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações” (v. 4b).

O cristão tem acesso ao consolo do céu quando a tristeza e as aflições chegarem. Ao ser consolado, pode também consolar quem passar pela mesma situação (veja o versículo em destaque). Você está aflito? Esteja atento, pois Deus pode usar alguém para consolá-lo. Há alguma pessoa atribulada perto de você? Você mesmo pode ser o meio pelo qual Deus quer consolá-la! – Sérgio Vilmar Markus

Aqueles nos quais habita o Espírito Santo, o Consolador, são agentes divinos usados para consolar os aflitos.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!