share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 40.1-5

Se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver (Jo 14.3).

Você possivelmente já ouviu afirmações como “para Deus não há pecadinho nem pecadão”; “pecado é pecado”; “o que varia são as consequências diante das pessoas”. São todas verdades bíblicas. Quem se entrega a Jesus e passa a amá-lo acima de tudo entende que, no que for possível, precisa lidar com as consequências do prejuízo causado a outras pessoas, mesmo sendo perdoado por Deus. Por exemplo: quando uma pessoa roubou algo, é fundamental para seu crescimento na vida de fé que procure a vítima de seu crime e confesse o que fez. A reação de quem ouve a confissão pode ser das mais inesperadas. Talvez elogie e perdoe; mas talvez exija de volta o que foi roubado ou até mesmo chame a polícia. Porém, independentemente da reação, é bom colocar as coisas em dia logo. Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica. Mesmo assim, pode haver consequências que ficam para a vida toda. Muitas vezes, elas podem se tornar um peso e levar ao desânimo. Afinal, já não sofri que chega com tudo o que passei? Por que ainda preciso carregar esse peso?

Isaías traz uma palavra de esperança. O povo de Israel passaria muitos anos no exílio, sofrendo as consequências dos seus erros. Muitos já nem teriam mais a expectativa de voltar para casa. Mas essa perspectiva vem acompanhada de outro anúncio de Deus: haveria consolo e encorajamento para seu povo, pois chegaria o dia de parar de sofrer as consequências – o que de fato aconteceu.

Talvez você já se sentiu ou esteja se sentindo assim, com a sensação de sofrer a punição injusta de não ver o fim das consequências de escolhas erradas no passado. Na verdade, não há como lhe prometer que isso será resolvido aqui. Mas é possível ter certeza, sim, por ser promessa do Senhor, que quem permanecer fiel a Deus no momento certo irá para junto dele. Enquanto isso, “prepare o caminho para o Senhor” (v. 3). – Alison Diogo Heinz

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!