share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 12.1-5; 12-14

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio (Pv 19.20).

Imagine que seu pai tivesse sido a pessoa mais sábia de sua época. Agora imagine que, após a morte dele, você se tornou governante em seu lugar. A quem recorreria para se aconselhar? Certamente aos mais experientes, que passaram mais tempo ao lado de seu antecessor. Ou seria melhor ouvir seus amigos de infância? A resposta parece óbvia, mas não foi o que aconteceu aqui.

Seu pai, Salomão, havia morrido e o reino agora era sua responsabilidade. Já na coroação, o povo lhe roga que diminua a carga de trabalho. Roboão então pede três dias para responder. Sua primeira atitude foi correta: pediu que as autoridades que serviam a seu pai o orientassem. No entanto, não lhes deu ouvidos e solicitou a seus amigos de infância que também o aconselhassem. Roboão não estava aberto a recomendações que não refletiam seu próprio pensamento e vontade. Além disso, não considerou quem estava dando os conselhos. Ele tinha as sugestões de jovens que cresceram com ele e provavelmente nunca haviam sido líderes, nem sequer tinham tanta vivência e maturidade. Dispunha também das propostas dos líderes que acompanharam a bem-sucedida administração do homem mais sábio da época. Estava claro qual era o melhor conselho, mas o jovem rei ouve apenas seus amigos e, como consequência, o reino acaba dividido.

Assim como Roboão, enfrentamos inúmeras situações no dia a dia em que não sabemos exatamente como agir. E, assim como ele, podemos e devemos buscar conselhos com outras pessoas. No entanto, é fundamental saber a quem dar ouvidos para sermos bem-sucedidos. Por exemplo, se você enfrenta problemas financeiros, não faz sentido pedir ajuda a alguém afundado em dívidas que se acumulam cada vez mais. Consulte pessoas que podem de fato ajudá-lo. E, se cabe um último conselho: procure andar com Jesus, o Maravilhoso Conselheiro, e na dependência do Espírito Santo, que orienta passo a passo. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv 15.22).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!