share on:
Img_IconeBaixar_680px

1º de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 51.1-2

Contigo [SENHOR,] está o perdão para que sejas temido (Sl 130.4).

O subtítulo para o Salmo 51 que aparece na maioria das Bíblias oferece o contexto no qual Davi escreveu o texto da leitura bíblica de hoje: “Escrito quando o profeta Natã veio falar com Davi, depois que este cometeu adultério com Bate­ Seba”. Essa história pode ser lida em 2 Samuel 11 e 12. Ao ouvir a repreensão de Natã, o rei de repente viu toda a maldade que tinha cometido: roubou a esposa de outro homem e ainda mandou matar o marido traído.

Algo que me chama muita atenção nessa história é que Davi ficou indiferente em relação a isso durante muito tempo, possivelmente mais de um ano. A consciência paralisada levou-o a não temer o juízo divino. Talvez tenha até continuado a orar todos os dias, participando do culto no templo e ouvindo os ensinos da lei de Deus. Mesmo assim, sua consciência não o acusava mais do erro. Esse amortecimento acontece quando nos acostumamos ao nosso pecado, considerando sem importância o que é, na verdade, uma ofensa a Deus. Nesse caso, em vez de seguir em frente como se nada tivesse acontecido, é preciso parar o mais rapidamente possível e reconhecer o problema, antes que a nossa consciência perca toda a sensibilidade.

Davi começa reconhecendo ser grave seu pecado e que depende agora apenas da enorme compaixão de Deus para obter perdão. Nada do que ele faça vai resolver. Por isso, também pede que o Senhor o lave, pois a compreensão do pecado o faz sentir-se imundo, impuro, impedido de aproximar-se de Deus. Ele precisa da purificação e da mudança que somente o Senhor pode efetuar na sua vida. E ele deseja isso para voltar a ter um bom relacionamento com Deus.

Não é preciso apresentar a Deus nada além de arrependimento sincero. Mas este é essencial, pois só o perdão de Deus nos devolverá a paz. – Hebert dos Santos Gonçalves

Se hoje você entender que pecou em algo, não permita que sua consciência o engane – confesse logo a Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!