share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Pedro 3.13-17

Procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens (At 24.16).

A nossa consciência é um grande presente de Deus para nós. Ela nos ajuda no discernimento das escolhas que devemos fazer. Mas sempre corremos o perigo de usá-la contra nós mesmos. Alguém disse: “A consciência é o tribunal que Deus pôs em cada coração. É o nosso senso do direito. Distingue entre o verdadeiro e o falso. Anima­‑­nos a fazer o que é direito e a rejeitar o erro. Uma consciência limpa é uma valiosa possessão. É branda, sensibilizando-se diante do bem ou do mal”.

Harold H. Cook disse: “Entre os diversos povos, uns têm a consciência mais desenvolvida do que outros; mesmo entre cada povo, há pessoas que a têm mais instruída do que outras. Quanto mais iluminada a consciência, tanto maior a responsabilidade. A consciência mais responsabilizada é aquela que é orientada pelo Evangelho”.

Quando a consciência acusa, é sábio de nossa parte ouvi-la. Ignorá-la é caminhar para o erro e ajuda a amortecê-la. Devemos conservar a nossa consciência limpa. Paulo se esforçava em fazer isso: são dele as palavras do versículo em destaque. Muitos têm a consciência cauterizada porque foram negligentes com ela. Desconsideraram sua ajuda. Se fazem surdos à sua voz e quase já não a podem ouvir.

Só a presença de Deus é capaz de purificar nossa consciência neste mundo relativista e mau. É preciso a cada dia buscar o bem, olhar as pessoas com bondade, cultivar bons pensamentos, sempre desejando agradar a Deus. Quando nos submetemos ao Senhor, o Espírito Santo de Deus ajuda a viver assim, dando continuamente a orientação necessária. É como diz o autor da carta aos Hebreus: “O sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!” (Hb 9.14). – Hebert dos Santos Gonçalves

“Não existe travesseiro mais macio do que uma consciência limpa.” (provérbio antigo)


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.