share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 3.5-15

[O SENHOR] reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade (Pv 2.7).

O ser humano valoriza a obtenção de conquistas. Na maioria das vezes, a luta para atingir alvos é intensa e se torna uma verdadeira guerra, na qual nem sempre honestidade ou integridade são observadas. Vemos que a sociedade estabeleceu critérios nada aconselháveis para que se consiga posição, riquezas ou poder. Infelizmente, alcançar sucesso hoje também pode envolver falta de honra e de escrúpulos. Assim, a corrupção se multiplicou não só em nosso país, mas em todo o mundo. Em contraste com isso, a Bíblia mostra exemplos de homens notáveis que venceram com honestidade e integridade.

No texto de hoje lemos um relato do início do reinado de Salomão: a oportunidade que Deus lhe deu de pedir o que quisesse. Nem dá para imaginar certos líderes de empresas ou nações recebendo uma chance dessas! Sem dúvida desejariam ter o maior sucesso possível e ficar extremamente ricos em pouco tempo.

Não foi assim com Salomão. Ele pediu discernimento, pois se achava sem experiência para conduzir e resolver as causas que o povo viesse a apresentar a ele. Deus agradou-se disso e concedeu-lhe sabedoria para governar Israel com justiça. Além disso, deu-lhe também o que não havia pedido: riquezas e fama, que o tornariam um rei sem igual. Para ainda ter uma vida longa, havia uma condição: ele deveria andar nos caminhos de Deus e ser obediente aos mandamentos divinos, assim como seu pai, Davi, havia feito.

Hoje, os cristãos têm um desafio: mostrar aos que vivem sem Deus que o alvo deles está errado. A verdadeira conquista não é fama ou poder, mas a sabedoria vinda do alto para seguir bons propósitos, agradando a Deus. Não é tarefa fácil: é preciso orar e clamar ao Senhor que dê aos seus filhos bom ânimo e força para proclamar e demonstrar que ser bem-sucedido é ter uma vida íntegra seguindo e obedecendo a Deus. – José Donato Cavalheiro

Se Deus lhe desse a mesma oportunidade de Salomão, o que você pediria?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!