share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 20.1-13

Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração (Sl 66.20a).

Josafá ficou com medo ao descobrir que um grande exército vinha contra ele para tomar seu reino. Quem não se apavora ao enfrentar uma ameaça destas, inesperada? Talvez você esteja diante de uma, mesmo menor, e não sabe o que fazer. O texto de hoje aponta a direção a seguir nesta hora: buscar a Deus em oração. O rei fez isto e mobilizou seu povo a fazer o mesmo. A nação toda, tensa, sabendo da invasão iminente, reuniu-se no templo, em jejum, para pedir socorro ao Senhor.

A oração de Josafá em nome da nação nos ensina a orar na crise. Sua prece não se constituiu de repetições vazias que acreditava serem mágicas, capazes de mudar a situação. Antes, foi pensada, consciente e armada com argumentos convincentes, para despertar a compaixão de Deus.

Percebo três atitudes nos suplicantes que talvez expliquem porque o Senhor não recusaria esta oração: em primeiro lugar, admitiram sua fraqueza (“não temos força para enfrentar esse exército…”) e perplexidade (“Não sabemos o que fazer”). Em seguida, buscaram auxílio somente em Deus (“nossos olhos se voltam para ti” ), crendo que ele é onipotente (“Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti”) e capaz de salvá-los de ameaças (“Se alguma desgraça nos atingir… clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás”). Por fim, ao lembrarem que fora o próprio Senhor quem lhes dera a terra (“Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra… e a deste para sempre aos descendentes do teu amigo Abraão?”), eles o louvavam por isto, mas fizeram disso um argumento para suplicar-lhe que derrotasse o invasor que queria roubar esse território. Orar é também saber o que pedir. E Deus respondeu à oração feita com tais atitudes (2Cr 20.22-30).

Você está sem forças para reagir e não sabe o que fazer diante do seu dilema? Busque a Deus em oração! – Sérgio Vilmar Markus

As lutas são uma ótima oportunidade de buscar a Deus e assim provar de seu cuidado e livramento.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!