share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Ezequiel 11.12

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente (Rm 12.2a).

Ultimamente tenho me questionado com frequência quanto ao modelo de vida de quem se declara cristão. Incluo-me nesse grupo de pessoas que dizem abertamente que são seguidoras de Jesus, que frequentam cultos e reuniões em suas igrejas. Em que somos diferentes de quem não diz amar a Deus nem está nos cultos? Haverá alguma distinção visível na forma como vivemos? Apresentamos um comportamento marcado pelos ensinos de Cristo? Ou a única diferença está no fato de ter uma Bíblia e ir aos cultos?

Israel foi escolhido para ser um povo diferente dos demais, para que, a partir dele, Deus fosse conhecido no mundo inteiro. Para isso, o Senhor revelou-se a eles e lhes deu instruções para seguir. Infelizmente, os israelitas falharam vez após vez. A leitura bíblica de hoje traz uma advertência de Deus ao seu povo, que tinha adotado o modo de vida das demais nações. Amoldaram-se aos costumes e valores de nações que viviam distantes de Deus. A única diferença era que cumpriam rituais religiosos.

Jesus disse que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-16), gente que muda seu entorno de forma positiva, edificante e duradoura. Para isso, é preciso viver em obediência aos seus ensinos, amando a Deus acima de tudo e todos e o próximo como a si mesmo. Quando o coração está preso ao que o mundo considera valioso e atrativo, e se a ganância e orgulho prevalecem sobre o amor e o cuidado com o próximo, tal pessoa em nada é diferente de qualquer outro incrédulo, mesmo que se declare cristã. Hoje Deus desafia cada um de seus filhos a não se conformar aos padrões adotados por quem não o conhece, mas a ser um diferencial no lugar onde vive. Para isso, é preciso “renovar a mente” (veja o versículo destacado), ou seja, assumir os princípios e valores da Palavra de Deus, não apenas falando sobre isso, mas vivendo-os de corpo e alma. – Marcos Passig

Como posso demonstrar meu amor por Deus hoje por meio do meu comportamento e atitudes?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!