share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 146.1-10

Bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está (Jr 17.7).

O rei Asa é exemplo de alguém que confiou em Deus, mas em outro momento também preferiu apelar para a ajuda de homens. Lemos sua história nos capítulos 14 a 16 de 2 Crônicas. Ele reinou 41 anos sobre Judá (o reino do sul). No décimo ano do seu governo, sofreu um ataque do exército etíope, com um milhão de soldados. Aflito e em grande desvantagem numérica, clamou a Deus, reconhecendo que só o Senhor pode ajudar os fracos contra os poderosos. Em resposta, Deus deu-lhe uma vitória esmagadora.

Cerca de 25 anos depois, Asa precisou se defender de Israel, o “reino-irmão” do norte. Mas, em vez de pedir o auxílio de Deus, como antes, preferiu comprar a ajuda do rei da Síria, que até então era aliado de Israel. Por isto, ouviu uma repreensão de Deus pelo profeta Hanani. Por não ter confiado no Senhor para ajudá-lo naquele momento, não conseguiria mais se livrar de guerras. A confiança no poder humano trouxe-lhe mais problemas, em vez da solução esperada. Dispensar Deus como solução apropriada para nossas lutas é decepção certa.

O salmista da leitura bíblica de hoje demonstra o resultado de depositar a esperança em Deus. As razões da felicidade do salmista, ao confiar em Deus, se baseiam no que o Senhor fez e continua fazendo: criou o universo, mantém-se fiel, dá ajuda prática ao ser humano, sobretudo aos excluídos e necessitados, frustra a má intenção dos maus e governa eternamente. Só ele, portanto, tem poder para nos ajudar e é confiável. Qualquer ser humano, mesmo o rei mais poderoso, é somente mortal e limitado. Tal era a confiança que Deus inspirava ao salmista que este fez votos para louvá-lo por toda a sua vida. Em quem você deposita a sua confiança? – Sérgio Vilmar Markus

Confiar em Deus de todo o coração tem satisfação 100% garantida.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.