share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Rute 2.14-20

Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! (Lc 12.24)

Noemi, seu marido e seus filhos deixaram sua cidade para morar em Moabe. Anos depois, ela e suas noras, Rute e Orfa, ficaram viúvas. Noemi decidiu voltar à sua terra natal, e Rute foi com ela. Já em Belém, Rute saiu para colher o que sobrasse em alguma lavoura. Com tantas propriedades, foi parar justo na de Boaz, parente de Noemi e um dos responsáveis por elas. Esse é o tipo de situação que parece que só vamos encontrar na Bíblia, pois é nítido o agir de Deus. Na verdade, não é assim. Se pararmos para pensar, todos temos histórias sobre o cuidado de Deus.

Lembro que, logo no início do meu casamento, meu esposo e eu passamos por uma fase muito difícil. Uma vez, a comida acabou e não tínhamos dinheiro. Naquele dia, ganhamos R$ 50,00. Fomos ao mercado comprar os itens mais urgentes e, ao passar pelo caixa, as compras deram este valor exato! Você pode dizer a si mesmo que foi coincidência. Costumo dizer que é coincidência demais para ser só coincidência. É mais que isso: é Deus orquestrando tudo. Este episódio nos marcou para sempre. A partir dali, aprendi a descansar no cuidado de Deus. Porém, nem sempre seu agir será tão visível assim. Isso não muda o fato de que Deus é soberano, bondoso e fará com que tudo coopere para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28). Todas as situações, não só algumas: Noemi e Rute sofreram muito com a perda de seus maridos, mas foi isso que as levou a Belém. Rute e Boaz se casaram; foram bisavós do rei Davi, e da descendência deles veio Cristo.

Mesmo quando não vemos ou não entendemos, precisamos confiar que Deus age em favor de seus filhos. Ele pode estar ensinando algo, moldando o caráter da pessoa, redirecionando sua vida ou livrando-a de algum perigo. É preciso crer que ele sabe o que está fazendo! – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

“Deus é tão bom, não falhará; e quando eu não entender … nem sua mão perceber, confiarei” (Eduardo Andrade).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!