share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 17.1-7

[Moisés] chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não?” (Êx 17.7).

Como cristãos, temos facilidade de dizer que confiamos em Deus. Lembramo-nos das palavras de Jesus, que disse: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b). Contudo, na prática nem sempre é tão fácil confiar em Deus. Se olharmos para o povo de Israel, veremos que eles tiveram dificuldades para confiar.

Eles já haviam presenciado alguns milagres, mas ainda continuavam céticos. Naquela hora, estavam com sede. Deus nem sempre tira as dificuldades da nossa frente. Às vezes ficamos com sede ou fome. Em outros momentos sofremos com doenças. Nem sempre temos dinheiro suficiente para pagar as contas. Contudo, é nessas horas que nossa confiança é testada, e precisamos reconhecer que muitas vezes nos assemelhamos aos israelitas, não confiando plenamente em Deus.

Deus não se alegra com a nossa falta de confiança, pois quer que entendamos que mesmo em meio às dificuldades ele está presente e cuida de nós, e que no momento certo agirá em nosso favor. A fé não é necessária quando tudo vai bem; mas, quando surgem as dificuldades, se não houver fé, o desespero tomará conta.

O povo de Israel ficou tão desesperado que começou a reclamar, e alguns até mesmo queriam voltar para o Egito, onde tinham sido escravos. Como exemplo de confiança cito aqui o testemunho do profeta Habacuque, que disse: “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” (3.17-18).

Nós podemos e devemos aprender com Habacuque, pois, se formos sinceros, teremos que reconhecer que nem sempre confiamos verdadeiramente em Deus. Que Deus nos ajude a confiar nele. – Marcos Passig

Confiar em Deus significa caminhar na certeza de que ele está com você mesmo quando tudo está difícil.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.