share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

14 de janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Malaquias 3.8-12

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2Co 9.7).

Há muito tempo, antes mesmo de nós existirmos, Deus tomou uma decisão. Daria o que tinha de mais precioso por nós: seu Filho. Com certeza foi extremamente difícil para o Senhor abrir mão da companhia de Jesus e vê-lo morrer numa rude cruz, depois de ser rejeitado, cuspido e esbofeteado. Mas esta foi uma decisão de amor, pois seria a única maneira de nos reconciliar com ele. Nossa condição de pecadores, isto é, de pessoas desobedientes por natureza, jamais nos permitiria ter acesso a Deus. Assim, por nos amar tanto, Jesus sacrificou-se por nós.

Talvez você pergunte: mas o que isso tem que ver com o texto indicado para a leitura e também com verso em destaque aqui ao lado? Eles não falam de entregar a vida, mas de doar posses, a saber, nossos recursos financeiros e materiais. No Antigo Testamento, era Lei de Deus que se entregasse no templo 10% de tudo o que se produzisse. E o Senhor levava isso muito a sério, tanto que acusa seu povo de roubar dele por não lhe entregarem corretamente este dízimo. No Novo Testamento, não é mais a Lei que rege nossas ofertas, mas nosso amor a Deus.

O evangelho de Lucas cita o exemplo de uma viúva pobre que deu duas moedas – era tudo o que ela tinha (21.1-4). Entre os primeiros cristãos, encontramos pessoas vendendo suas propriedades e compartilhando seus recursos com os mais necessitados (At 2.45). Compreenderam que a fé em Cristo lhes dava muito mais riqueza que qualquer tesouro deste mundo; assim, usavam seus recursos em favor do Reino de Deus. Assim percebemos que houve pessoas que deram 100%. Contudo, o valor não está na porcentagem, mas na alegria com que entregamos nossas dádivas. A doação nasce da nossa gratidão e do amor a Deus, não de uma obrigação – afinal, Deus nos deu o que tinha de mais precioso: a vida de seu Filho para nossa salvação. – Mateus Passig

Nossa alegria em doar nossos recursos revela o quanto amamos a Deus e o que ocupa o nosso coração.

O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019! Conheça os diversos formatos nesse link!
Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.

Se você perdeu a devocional de ontem, confira o Presente Diário clicando aqui.