share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 9.7-9

Há maior felicidade em dar do que em receber (At 20.35b).

Nossa relação com o dinheiro mostra que tipo de pessoa somos: generosos ou avarentos! E isso não tem nada a ver com ter muito ou pouco! O dinheiro pode ser um deus pernicioso a nos escravizar ou um instrumento útil para beneficiar a muitos quando bem utilizado.

Nascido em 1875, Albert Schweitzer foi um pastor que, tocado pela necessidade de pessoas da África, decidiu formar-se médico e mudou-se para lá a fim de ajudar os que necessitavam de cuidados médicos. Anos depois, apesar das dificuldades, conseguiu recursos para construir um hospital para atender a população carente. O dinheiro levantado com a publicação de seus livros e com suas palestras era usado na manutenção do hospital. Dedicou sua vida e o melhor de seus recursos financeiros para repartir com aqueles que não tinham como pagar!

Há muita gente hoje que, em vez de doar o que tem ou produzir riqueza para beneficiar o próximo, aproxima-se de Deus esperando conseguir subsídios financeiros para a realização de seus sonhos megalomaníacos. Estão apenas preocupados em “receber a bênção” para ostentá-la na forma de carro, casa ou sucesso profissional e financeiro. Que engodo! Quanta ilusão, quanto distanciamento do evangelho de Cristo, quão pouco amor a Deus e ao próximo.

Na leitura de hoje, Paulo incentivava a comunidade dos coríntios a contribuir com outra comunidade carente. Mas entre eles havia gente avarenta. Por isso, o apóstolo diz que a contribuição financeira que sustenta as ações de misericórdia ao redor do mundo deve ser sempre feita com alegria, e não com o peso da obrigação, da culpa ou – pior – da barganha. Experimente a alegria de contribuir financeiramente com sua igreja, com uma entidade social ou com uma pessoa necessitada que não tenha como lhe retribuir. Você vai entender o real significado da doação! – Wanderley de Mattos Junior

“Nós perguntamos quanto o homem dá; Cristo pergunta quanto ele retém.” (Andrew Murray)


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.