share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: 1 Reis 14.1-13

[O menino] é o único da família de Jeroboão que será sepultado, pois é o único da família de Jeroboão em quem o Senhor, o Deus de Israel, encontrou alguma coisa boa (1Rs 14.13).

O texto de hoje nos fala sobre o rei Jeroboão e seu filho Abias. Não sabemos exatamente a idade deste, pois o termo hebraico usado aqui define um menino crescido (pode ser um adolescente ou um jovem). Ele adoeceu e, por isso, seu pai desejava saber, por meio do profeta Aías, o que aconteceria com seu possível sucessor.

Ele não foi pessoalmente: decidiu enviar sua mulher. Jeroboão pediu que ela se disfarçasse para não ser reconhecida e provavelmente para esconder seu próprio pecado. Mas Deus, que conhece as pessoas e seus pecados, avisou o profeta da visita e da condenação recebida pelo rei, decisão divina que foi repassada à mãe do menino.

Jeroboão não somente havia pecado contra Deus: levou o povo a também adorar ídolos. Diante da falta de arrependimento, Deus prometeu eliminar todos os seus descendentes do sexo masculino de uma forma terrível.

Eles sequer seriam sepultados dignamente, e isso resultaria numa humilhação muito grande. Mas Abias, o menino doente, não teria o mesmo fim. Não sobreviveria, mas receberia uma cerimônia fúnebre digna. O motivo desta distinção está registrado no versículo em destaque: ele não era igual aos seus familiares.  

Deste relato, retirei duas lições importantes que podemos aplicar às nossas vidas. Primeiramente, que, ao pecarmos, disfarces não ajudarão, pois Deus conhece tudo e todos. Assim, é melhor ser transparente e confessar logo a Deus o que fizemos. Além disso, cada um é responsável por seus próprios atos.

Mesmo que o pai de Abias vivesse longe do Senhor, o filho não sofreu as consequências da desobediência de Jeroboão. Até em sua morte, foi honrado pelo Senhor, pois não precisou presenciar toda vergonha e sofrimento que os outros familiares enfrentaram. – Vanderlei Shach

Numa avaliação sincera, sua vida tem mais pontos positivos (como Abias) ou negativos (como Jeroboão)?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.