share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Fevereiro de 2020

Leitura bíblica: Gênesis 13.14-16

Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre (Gn 13.15).

Confiado nas promessas de Deus, Abraão partiu para uma vida que muitos chamariam de loucura. Ló, seu sobrinho, foi com ele. Prosperaram, e chegou o momento em que deveriam separar-se. O velho homem deixou o mais novo escolher, e o espertinho quis as terras mais férteis – que o levaram a aproximar-se da tristemente famosa Sodoma. Pelo lucro, Ló escolheu aproximar-se dos inimigos de Deus, enquanto Abraão permaneceu fiel.

Hoje sabemos que Deus honrou suas promessas, mas lembre-se que o resultado imediato não foi favorável: Abraão ficou com terras menos férteis em um tempo em que a dura luta pela subsistência se dava em uma terra difícil. Imagino se ele estaria abatido, decepcionado com o ingrato. Foi nesse momento que o Senhor lhe reafirmou a promessa e, creio, lhe reavivou a fé.

Diariamente temos a mesma escolha: obter vantagem mesmo que isso envolva afastar-se de Deus, ou manter-nos fiéis, ainda que à custa de prejuízo material? Satisfação de apetites e necessidades aparentemente irrecusáveis à revelia da vontade divina ou, pela fé, perseverança na obediência? Abraão e Ló colheram o que plantaram; assim será também conosco.

Por crer na promessa, Abraão levou uma vida baseada não no que podia ver, mas na certeza de que o Senhor cumpriria sua palavra. Nós que cremos em Jesus Cristo também vivemos pela fé. Diariamente o mundo nos tenta a satisfazer necessidades legítimas por meio de escolhas ilegítimas, que envolvem infidelidade à vontade expressa de Deus. Enquanto Abraão tinha a promessa de tornar-se uma nação inumerável, nós recebemos do Senhor clara promessa de vida eterna, uma vida plena que começa aqui e agora e se estenderá por toda eternidade, tão maravilhosa que nem ao menos é possível imaginar como será. – Miguel Herrera Jr.

Pai celeste, reavive em nossos corações a fé nas suas promessas e ajude-nos a escolher bem!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!