share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Gálatas 5.16-21

Por isso digo: Vivam pelo espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne (Gl 5.16).

Martinho Lutero teria dito: “Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho de matá-lo todos os dias”. Enquanto estivermos vivos, não há como fugir desse “velho homem”, isto é, da carne, a nossa humanidade que insiste em se concentrar em objetivos terrenos, e não divinos. A Bíblia diz que já nascemos em pecado, corrompidos e separados de Deus (Sm 51.5; Rm 3.23), e por isso condenados à morte (Rm 6.23). Paulo ainda diz que foi “vendido como escravo ao pecado” (Rm 7.14).

É simples de entender: quem está com fome, come. Quem está com sede, bebe. Quem está apertado, vai ao banheiro. Não dá para misturar as coisas e tentar saciar a fome indo ao banheiro, matar a sede comendo carne de sol, ou ainda aliviar a bexiga tomando um litro de água. Cada necessidade tem a forma certa de ser atendida. Assim, a carne só fica satisfeita quando é alimentada pelo que aprecia – e a leitura bíblica mostra que só o pecado faz isso. O fato é que quem quer viver para Deus passa por muitas situações que lhe trazem vergonha. Cedemos a tantas tentações que dá até vontade de desistir de continuar, pois é fácil pensar que Deus não perdoará. Sendo assim, como poderia o ser humano ser aceito pelo Senhor, preso que está a essa carne? Como andar de maneira que lhe agrade?

O verso em destaque responde: é preciso “viver pelo Espírito”. O trecho todo mostra que o cristão convive com um conflito interior. Vence aquele – carne ou Espírito – ao qual dermos mais liberdade. Jesus derrotou a carne e, ao enviar o Espírito, nos dá a ajuda de que precisamos para vencer com ele. Isso só é possível mediante a ação de Deus em nós. Nossa parte é usar as ferramentas que ele nos dá: arrependimento, confissão dos pecados, leitura da Bíblia, oração, obediência à sua Palavra. Tudo isso nos ajudará a ficar longe do pecado. – Gabriel de Araújo Almeida

Quanto mais cedermos o controle da vida ao Espírito Santo, menos força terá a carne.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!