Compartilhe em:

Img_IconeBaixar_680px

 

12 de julho de 2018

Leitura Bíblica: Números 4.21-28

Este é o serviço dos clãs gersonitas, o que devem fazer e carregar (Nm 4.24).

Na leitura bíblica de hoje, o povo de Israel estava no deserto, constantemente trocando o lugar do acampamento. A cada mudança, havia tendas, alimentos e utensílios a carregar e, acima de tudo, a Tenda do Encontro. A Tenda era material sagrado, e tudo que a ela se referia deveria ser reverenciado. Deus deixou bem claro que tudo relacionado com a adoração não poderia ser tratado de forma banal. Demonstrando como conhece o ser humano, Deus ordenou que se encarregassem homens no auge de sua capacidade física. Depois detalhou as tarefas, enumerando exatamente o que lhes caberia carregar. Embora no caso dos gersonitas fossem “apenas” as partes mais externas da Tenda (cortinas e coberturas, ou seja, “paredes e telhado”), não deixavam de ser material utilizado para fins sagrados.

Podemos tirar preciosas lições deste texto. Deus determina nossas cargas, e, sendo assim divinas, é uma honra levá-las. Deus as santifica, não importa o quanto nos pareçam importantes ou não. Podemos levá-las com alegria. Deus as distribui de um modo adequado a nós – veja-se que escolheu homens dentro de uma faixa etária na qual força e experiência se juntam.

Carregar aqueles objetos sagrados por tantos anos era um privilégio para os gersonitas pela oportunidade de participar ativamente do cuidado que Deus mostrava ao seu povo. A importância desse trabalho era sempre lembrado por Deus com a frase “Eu habito no meio do meu povo”. Que lembrança gloriosa para nós, que vemos nesses detalhes a continuidade da obra da nossa reconciliação com Deus. Se aquilo que o caro leitor faz coopera para tornar a presença de Deus mais perceptível em seu meio, lembre-se de que você está dando continuidade a essa gloriosa obra. Lembremos que a importância de assumir uma carga está no fato de carregá-la por amor a Deus. – MJT

Felizes serão aqueles que Jesus, ao retornar para buscar os seus, encontrar servindo.