share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Reis 2.23-25

O segundo [maior mandamento] é semelhante [ao primeiro]: Ame o seu próximo como a si mesmo (Mt 22.39).

Bullying é um termo que define agressões verbais ou físicas intencionais e repetitivas. Algumas pessoas sofrem hostilidades pontuais, outras bullying; ambas causam tristeza e dor. No texto de hoje, aparentemente Eliseu foi agredido verbalmente por um grupo de meninos (a palavra hebraica também é usada para designar adolescentes ou jovens) e por isso eles foram amaldiçoados. No entanto, aqueles rapazes não caçoaram dele por ser calvo e sim desprezaram-no como profeta, pois esta era uma forma de compará-lo com Elias. Ou seja, zombaram da condição de Eliseu dada por Deus e da própria escolha divina, por isso receberam tamanho castigo. Humilhar os outros – seja bullying ou não – é algo muito ruim, que causa danos e é ofensivo. Não devemos desejar o mal para ninguém!

Conta-se que um menino surdo brincava com seus amigos quando estes resolveram zombar dele e agredi-lo com tapas e empurrões. Quando conseguiu sair de perto deles, correu para os braços de sua mãe. Depois, triste pelo que havia acontecido, saiu sem rumo pela cidade para evitar encontrar novamente aqueles garotos que bateram nele. Quando passou sobre os trilhos de trem, começou a pular e sorrir alegremente. Mas o trem se aproximava e ele não escutou. Sua mãe e seus amigos foram procurá-lo, mas já era tarde. Aqueles meninos nunca mais falaram mal de alguém por causa de alguma característica da pessoa, devido à culpa que sentiam.

Nestas duas histórias, temos situações de ofensas, zombaria ou desprezo. Elas nos fazem refletir sobre a necessidade de termos muito cuidado com nossas palavras e ações em relação aos outros, pois elas também podem ferir. Melhor é falar bem dos outros e agir com amor. – Aline Coscioni Schach

Que suas palavras e ações reflitam o amor de Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!