share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: João 4.1-26

Jesus respondeu: “… quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” (Jo 4.13-14).

Tive a grata alegria de rever duas amigas muito queridas depois de um longo período de afastamento. Passamos várias horas conversando, lembrando situações do passado e colocando o presente em dia. Um simples encontro representou muito. Lembrei-me então de outro encontro significativo: o de Jesus com uma mulher samaritana, junto a um poço (veja na leitura bíblica de hoje). É a minha narrativa bíblica preferida.

Nesse caso, a mulher não conhecia Jesus. Ela trazia um cântaro e queria apenas tirar água. Quando Jesus lhe pede um pouco de água, ela estranha. Inicia-se assim um interessante diálogo, no qual ninguém pergunta o nome do outro. Em vez de insistir em seu pedido, Jesus lhe faz uma oferta: algo que mataria sua sede para sempre. A samaritana traz em sua vida algo que a incomoda e pelo que a sociedade a reprova. Quando Jesus revela conhecer esse “segredo”, ela percebe que aquele homem não a rejeitava, como muitos provavelmente já tinham feito.

Ao contrário: Jesus ouve os desprezados, reprovados, marginalizados, aqueles que são “invisíveis” aos olhos do mundo, e os transforma em protagonistas de uma nova história. A mulher samaritana experimentou isso. Na gangorra entre a aceitação e a reprovação das pessoas, encontrou alguém que a conhecia e aceitava. Que formidável! Saíra de casa apenas para buscar água, mas descobriu algo muito melhor: que Deus a amava e que ela poderia ter um relacionamento íntimo com ele.

Muitos de nós estamos na mesma situação daquela mulher: à beira de um poço (de tristeza, de rejeição, de amargura, de aflição), concentrados em nossos interesses e necessidades, levamos cântaros que vivem esvaziando. Essa situação só muda quando descobrimos que apenas Jesus pode encher as nossas vidas com uma paz tal que nunca mais sentiremos falta de nada. – Maria Regina Almeida

Jesus aceita e pode curar qualquer coração ferido pelas mazelas desta vida.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!