share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 45.1-5

Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso (Jr 45.3b).

Você está cansado de viver, ao ponto de gritar “não aguento mais”? Você não é o único! Baruque, o secretário do profeta Jeremias, sentiu-se assim 2.600 anos atrás. São dele as palavras do versículo em destaque. Muitos outros personagens da Bíblia, como por exemplo Jó, Davi e Jeremias, também enfrentaram esta exaustão existencial.

O que cansou Baruque? Talvez tenha ficado tão triste ao escrever em livro as profecias que Jeremias lhe ditava sobre a destruição do seu país, o reino de Judá, sua capital, Jerusalém, além da deportação do seu povo à Babilônia.

Quando Jeremias estava preso (veja Jr 36), o próprio Baruque foi ao templo ler a todo o povo a mensagem que anotara. Mas o rei Jeoaquim desprezou os avisos e queimou o rolo. A forte rejeição à mensagem divina, mais o aprisionamento de Jeremias, devem ter abatido Baruque. Além disto, o fato de Jerusalém estar ou ficar cercada pelos exércitos da Babilônia trazia a perspectiva de dias sombrios.

Uma cidade sitiada que não se rendesse enfrentava fome, peste e violência; no caso de Jerusalém, ainda haveria a deportação de sua população. Que futuro haveria numa situação destas?

Mas Deus, conhecendo o coração de Baruque, enviou-lhe uma mensagem oportuna.

Também triste e irado com a situação, o Senhor estava agindo para trazer disciplina sobre os judeus, por meio da Babilônia. Num cenário de guerra e ruína, não era sensato que Baruque buscasse sonhos pessoais. No entanto, Deus promete preservar sua vida, seja qual fosse a situação que enfrentasse.

O recado para nós: sejamos realistas. É ingênuo esperar a realização de todos os nossos sonhos aqui neste mundo marcado pela maldade e pelo egoísmo. Nas dificuldades, o que importa é aguentar firme. O Senhor promete estar com seus filhos até o fim. Depois disso, é hora de ir para o Céu, com a eternidade toda para desfrutar na companhia de Jesus. – Sérgio Vilmar Markus

Quando estiver cansado da vida, lembre-se: o Senhor “dá grande vigor ao que está sem forças” (Is 40.29b).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.