share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 42.1-4

Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça (Mt 12.20).

Em determinada ocasião, ouvi alguém perguntando qual teria sido a finalidade da vinda de Jesus ao mundo. Poder-se-ia formular a resposta de muitas formas, porém quero destacar aqui uma que Isaías apresentou por volta de 700 a.C. e que aparece na leitura bíblica de hoje, na descrição de alguém que o profeta chama de Servo do Senhor. Ele vem trazer justiça, algo que em geral é associado com imposição de força. Diante disso, chama atenção o modo de agir desse servo, que apresenta qualidades que também são citadas no verso em destaque: “não quebrará o caniço rachado” e “não apagará o pavio fumegante”. O caniço quebrado ilustra bem a fragilidade humana: emoções doentes e difíceis de curar; sentimentos feridos que podem ser facilmente esmagados… No pavio fumegante, o fogo já acabou, resta apenas fumaça – como na vida de quem já tentou de tudo e está prestes a desistir.

Atualmente, percebe-se em nossa sociedade um povo sobrecarregado de tradições, curvado sob o peso de más autoridades e de um sistema insuportavelmente corrupto, que gera milhares de caniços quebrados e pavios fumegantes. Era assim o ambiente na época de Isaías, e até hoje pouco ou nada mudou. Então Jesus Cristo entra em cena. Ele, o Rei vitorioso, é capaz de realizar sua obra sem usar violência, sem destruir o que já está quase morto. Em vez disso, restaura, cura e perdoa com grande compaixão e cuidado.

Você se sente como um caniço rachado ou um pavio fumegante? Com emoções machucadas, sem forças para continuar lutando e talvez até mesmo para continuar vivendo? Nada parece dar certo, tudo acaba em fumaceira? Se esta é a sua situação, saiba que Jesus pode e quer restaurar a sua vida partida e reacender a esperança eterna em você. Deixe que ele seja a última e maior esperança. – Vanderlei Schach

Jesus pode reconstruir sua vida quebrada e reacender seu coração apagado.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!