share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 4.18-27

Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho (Pv 23.19).

Quando eu tinha dezoito anos, compareci, junto com outros da minha idade, perante a Junta de Serviço Militar. Cada um de nós passou por uma avaliação médica: examinaram nosso coração, nossos olhos, nossa boca, nossos pés, nosso corpo todo para verificar se estávamos aptos para fazer parte do Exército. Semanas depois, já como recrutas no quartel, fomos avaliados de novo, para conferir se de fato tínhamos plenas condições físicas para sermos combatentes. Não bastava ter mãos aptas para manejar uma arma se nossos olhos não pudessem enxergar o alvo.

E você, está “espiritualmente apto” para andar no bom e reto caminho de Deus? Percorrê-lo significa obedecer aos ensinos da Bíblia e assim cumprir a vontade divina. Todo nosso ser precisa se empenhar nesta tarefa. No texto de hoje, vemos como os membros e órgãos do nosso corpo podem participar dela: nossos ouvidos devem estar prontos para escutar as palavras de sabedoria – no caso, o ensino bíblico (v.20) e nossos olhos não podem perdê-las de vista (v.21), ou seja, nunca deixar de ler o que Deus nos diz em sua Palavra. Devem também estar aptos a discernir qual caminho trilhamos (v.26). Nosso coração (ou seja, nossa mente) deve guardar, no seu espaço mais íntimo, as instruções divinas (v.21), o que é possível se as estudarmos e praticarmos. Como fonte do nosso caráter, ele deve ser bem protegido (v.23), sobretudo dos falsos ensinos, que querem afastar-nos do bom caminho. Nossa boca deve se distanciar das palavras más (v.24). Se nossa mente estiver cheia da Palavra, os frutos de nossos lábios serão correspondentes. Nossos pés devem andar por caminhos retos, claros e seguros, nunca se afastando deles. Jamais devem seguir pelo caminho mau, escuro, desnorteante, onde tropeçarão (v.18-19, 26-27). Os membros do seu corpo estão cooperando para que você obedeça a Deus? – Sérgio Vilmar Markus

Com nossa mente rendida à vontade de Deus, os demais membros e órgãos do nosso corpo a seguirão.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.