share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: João 21.1-14

Pela terceira vez, [Jesus disse a Pedro]: “Simão, filho de João, você me ama?” (Jo 21.17a)

Depois da morte de Jesus, sete de seus seguidores voltaram para a Galileia. Um destes era Pedro. Sem saber o que fazer, sua primeira reação foi voltar à vida de pescador que levara antes de conhecer Jesus, e os outros seguiram seu exemplo. Apesar da noite passada no mar, as redes ficaram vazias. Então, um homem na praia, ao descobrir que não tinham pescado nada, instrui: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”.

Uma cena familiar – e João reconhece o dono daquela voz. Depois de três anos andando com Jesus, ela era conhecida. Será que se lembrou do sermão do monte e das muitas outras ocasiões em que o Senhor havia lhes dirigido a palavra? Não havia dúvida, era Jesus – ele estava ali! Pedro, fazendo jus à sua personalidade, não pensa duas vezes: pula na água fria e vai apressado até à praia. Os demais o seguem no barco, puxando a rede cheia de peixes. Na praia, veem que o café da manhã já estava pronto: pão e peixe assado. Segue-se então outra cena familiar: Jesus servindo-lhes a refeição! Sem grandes discursos ou sermões, o Senhor demonstra, com gestos práticos, que há perdão para os discípulos que o abandonaram na hora mais difícil. É um bom exemplo também para nós: aprender a perdoar sem alarde, demonstrando apenas amor pelo próximo.

Ao nascer do dia, Pedro é desafiado então a rever seu compromisso com Jesus. Numa espécie de reencenação do que aconteceu ao pé da fogueira na noite em que Jesus fora preso, o Senhor confronta Pedro três vezes com a questão essencial: “Você [me conhece e] me ama?” Para o discípulo, é a oportunidade de passar a limpo a ocasião em que o negara três vezes. Também a cada um de nós Jesus dá a chance de reconhecer nossa falta de amor e submissão a ele, e (re)começar a segui-lo por toda a vida. Agarre essa oportunidade ainda hoje! – João Fernandes Garcia

Para quem ama Jesus, o caminho da reconciliação com Deus está sempre aberto.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!