share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 55.6-7

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2Cr 7.14).

O versículo em destaque é frequentemente usado para enfatizar a necessidade de dedicar-se totalmente a Deus. O alerta está relacionado ao contexto exposto a seguir. Os israelitas tinham sido levados para o exílio na Babilônia, e décadas se passaram até receberem permissão para retornar à sua terra. Àquela altura, toda a geração nascida longe da pátria destruída tinha de aprender a história de seu povo, e até os idosos precisavam recapitular esses ensinos. Este foi o objetivo do autor de Crônicas: contar o que Israel já tinha vivido e mostrar-lhes a importância da relação com Deus. Afinal, o desterro tinha sido a forma de Deus disciplinar o povo justamente porque tinha voltado as costas ao seu Senhor. Agora, os israelitas precisavam saber como reconstruir esse relacionamento. Assim, Crônicas estimula a “buscar o Senhor” a fim de agradá-lo e receber a sua bênção, isto é, o seu favor e aprovação. Não era uma ideia nova, como se vê pela leitura bíblica indicada, anotada por Isaías, um profeta que tinha vivido antes da queda de Jerusalém.

Este conceito é totalmente aplicável aos nossos dias: para agradar a Deus, é preciso buscar intimidade com ele e conhecer a sua vontade. Mas como fazer isso? Primeiramente, ouvindo o que ele tem a dizer em sua Palavra, a Bíblia. Conhecê-la e internalizá-la é um fator fundamental para viver bem com o Senhor. Em segundo lugar, cultivando o hábito de orar, para confessar nossa desobediência, pedir orientação em decisões, submeter nossa vontade à de Deus, implorar ajuda nas dificuldades e problemas… Por isso, busque o Senhor todos os dias, pois ele não se cansa de prometer que ouvirá se nos abrirmos integralmente para ele. – Itamir Neves de Souza

Deus diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jr 29.13).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!