share on:
Img_IconeBaixar_680px

1º de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Neemias 9.1-6

Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará (Pv 4.8).

Em obediência à lei divina, o povo tinha participado da Festa dos Tabernáculos, mas ainda parecia sedento de ouvir a Palavra do Senhor. Ela revela os erros e faz com que o ser humano tenha necessidade de confessar seus pecados e adorá-lo (v. 3). Os israelitas reuniram-se novamente, e a Lei foi lida por três horas; depois disso, houve manifestação de arrependimento e louvor por mais três horas. Que maravilha de transformação e quanta pureza demonstrada!

Hoje não é comum uma celebração tão longa em eventos cristãos, e de certa forma já perdemos o gosto por reuniões tão demoradas, ainda mais se for considerado um tempo para confissão de pecados! Mas é necessário olhar para o passado e aprender com esse povo que momentos assim ainda precisam fazer parte da nossa agenda, embora vivamos numa época em que tudo acontece rapidamente. A rotina de muitas pessoas tem sido de resumos ou até resenhas em muitas áreas, inclusive no tempo de busca do Senhor e de leitura bíblica.

O texto também conta que eles adoraram ao Senhor. A verdadeira adoração envolve muitos aspectos como orar, louvar, ler a Bíblia. Tudo isso nos aproxima do Senhor, ajudando a conhecê-lo melhor e nos tornando mais parecidos com ele. Uma vida santificada exige a busca da presença do Senhor e o estudo de sua Palavra. Isso não acontece de uma hora para outra: é necessário dedicar tempo e atenção, priorizando este hábito em nosso dia a dia. É assim que também conheceremos a vontade divina e os planos para nossa jornada.

Por fim, o v. 5 fala da grandeza de Deus e mostra o seu nome sendo exaltado sobre todos – isto envolve nossa vida. O relacionamento com Deus deveria ser assim: ele se revelando a seus filhos por meio de sua Palavra e estes confessando seus pecados, adorando e proclamando o Deus vivo e verdadeiro! – Marivete Kunz

Busque ao Senhor e viva de forma que a grandeza dele seja refletida em tudo o que você fizer.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!