share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 86.1-17

Inclina os teus ouvidos, ó SENHOR, e responde­-me, pois sou pobre e necessitado (Sl 86.1).

O texto de hoje é uma oração sincera: seu autor está tão aflito que pede ao Senhor algo como uma “au­diência”, solicitando a atenção divina. Ele precisa de resposta urgente e ajuda, pois os inimigos ameaçam sua vida. Num mundo onde infelizmente impera a violência, hoje este pedido também é muito justificável: precisamos ter fé em Deus para superar o medo e a falta de segurança em nosso dia a dia.

O salmista clama por proteção diante dos perigos que o rodeavam, ao mesmo tempo em que confessa sua confiança em Deus. Esta é baseada na misericórdia divina: não poderia haver alguém melhor para ajudá-lo. É bom lembrar que o poeta, seja Davi ou outra pessoa que tenha escrito este salmo, certamente viveu antes da maior demonstração do amor divino. Esta foi revelada no Calvário, com a morte de Cristo, o próprio Filho de Deus, em favor da humanidade. Quem vive com o Senhor pode enfrentar muitos perigos, mas tem esta grande alegria e a prova da graça divina em relação aos seus filhos.

A oração feita pelo salmista demonstra que ele é uma criatura dependente de Deus. Ele reconhece a si mesmo como pecador (alguém que desagrada a Deus), pobre e humilde, que não tem o que oferecer, pois suas mãos estão vazias. Deus, ao contrário, é rico – em graça, bondade e perdão. Quem pede algo a ele com esta atitude pode ter certeza que a resposta glorificará somente ao Senhor. A oração é uma busca preciosa de quem é pobre e necessitado, não das riquezas materiais, mas da graça, misericórdia e proteção divinas.

É como o salmista que você tem orado ao Senhor? Ou sua petição é uma cobrança arrogante de que Deus aja em sua vida solucionando seus problemas? Precisamos que Deus nos ensine a cada dia o seu caminho e nos ajude a sermos fiéis a ele, buscando-o da forma correta, e não de acordo com nossa vontade! – Manoel de Jesus The

A oração é uma preciosa busca não apenas por respostas, mas por um relacionamento correto com o Senhor.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!