share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Isaías 1.16-20

Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! (Is 1.16)

Em 1889, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república. Costumo dizer que na monarquia o Brasil tinha apenas um rei para sustentar, e agora temos centenas de “minirreis” que não abdicam do poder jamais! Nosso país não se tornou corrupto no governo de A, B ou C. A corrupção está presente desde os primórdios da nossa existência como colônia portuguesa. Somos um povo maravilhoso, acolhedor, simpático, leve, criativo, engraçado, mas corrompido pela cultura do engodo, da vantagem e do desrespeito. Outro dia, um ciclista xingou a mulher que saía da garagem do meu prédio e não o viu passando pela ciclovia. Poucos metros adiante, o mesmo ciclista quase atropelou dois transeuntes porque passou no sinal vermelho sobre a faixa de pedestres. É o retrato do Brasil. Condenamos a corrupção e a injustiça nos políticos, mas reproduzimos o mesmo princípio em nossas micro e macro ações.

Não é apenas grande parte da classe política que envergonha a nação com seus conchavos para permanecer no poder a qualquer preço, mas também certos “cristãos evangélicos”, que no passado eram chamados pejorativamente de “crentes” – esquisitos, mas confiáveis. Hoje são descolados, mas carecem de credibilidade, propagando uma ética estranha e questionável para um seguidor de Cristo.

O texto bíblico que lemos mostra Deus cansado de religiosidade vazia, injustiça, opressão e maldade. Fala em arrependimento e perdão. Fala em obedecer ao Senhor e agir com justiça. Essa não é uma mensagem (apenas) para a classe política, nem para os líderes religiosos gananciosos. Ela vale para mim e para você. É para “refletirmos juntos”, como diz o texto, e nos arrependermos, seja da ação seja da omissão que propaga a injustiça e a maldade que impedem nosso país de comer os melhores frutos dessa terra. Seja você o primeiro a fazer algo para mudar o nosso Brasil, hoje e a cada dia. – Wanderley de Mattos Júnior

A mudança começa na autoavaliação à luz da palavra de Deus. Pode doer, mas é necessário começar em mim!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.