share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Reis 22.1-2

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade (1Tm 2.1-2).

Imaturidade, egoísmo, incapacidade de tomar decisões considerando as consequências a longo prazo e pouca capacidade administrativa são traços que bem podem descrever crianças pequenas, cujo caráter ainda está sendo desenvolvido. Infelizmente, também se aplicam a muitos das nossas autoridades atuais. Todos nós concordamos que um governante pode fazer um grande estrago, não apenas durante seu mandato, mas com consequências para muitos outros que virão após ele e para a população. Lembro-me de meus pais sempre me orientarem, durante a infância, a orar por aqueles que estão no poder, pois, sendo meramente homens, necessitam de Deus para lhes conceder sabedoria, ética e integridade.

Quando o rei Josias assumiu o reinado de Judá, tinha apenas 8 anos e pouca ou nenhuma capacidade para liderar aquele povo. Porém, “sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi” (2Cr 34.3). Deus, em sua infinita graça, não apenas concedeu a ele um bom governo, mas também poupou o povo das consequências dos maus reinados do pai e do avô de Josias. Orar pelos governantes pode não ser algo habitual para você. Pelo contrário, talvez até pareça muito estranho. Mas quero encorajar você a adotar esta prática agora mesmo. Primeiramente, por ser esta a vontade de Deus (veja os versos em destaque). Em segundo lugar, porque as decisões tomadas por eles afetam diretamente nossas vidas. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10); logo, para que nossos governantes sejam bons, é essencial que sejam tementes a Deus e busquem agradá-lo através de seu governo – e, para que cheguem lá, precisam da nossa intercessão. – Miguel Herrera Jr.

Interceder pelos governantes revela amor ao país e obediência a Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.