share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 1.2-3

Em amor [Deus] nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade (Ef 1.5).

Meu avô, já falecido, foi um homem muito sábio. Era temente ao Senhor, viveu o Evangelho e o transmitiu à família. Tive em minha infância a oportunidade de conviver muito com ele. Cuidava muito bem de sua casa, seu terreno e seus animais. Alguém que realmente entendia e executava seu dever de zelar bem pela natureza. Entre gatos, cachorros, porcos e galinhas, o animal que mais me chamava atenção era um boi. Desde pequeno foi muito bem cuidado e alimentado. Quando meu avô andava pelo pasto, o boi vinha de longe e lhe fazia companhia. Se outra pessoa se aproximasse, ficava indiferente. Mas ele conhecia seu dono e, no seu instinto animal, o respeitava.

O profeta Isaías usou imagem semelhante para falar do relacionamento do povo de Israel com Deus. Ou melhor, da falta de relacionamento: “O boi reconhece seu dono… mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende” (v. 3).

Relacionamento não é algo mecânico, automático. É necessário dedicação, amor. Não é automático que pais e filhos se relacionem bem. Isso exige reciprocidade, atenção, respeito.

Não seria diferente com Deus. Deus enviou seu Filho a esse mundo para que pudesse ser conhecido como Pai. O Pai só é Pai porque tem um Filho. Somente quem conhece Jesus Cristo como Filho único de Deus consegue enxergar e sentir Deus como Pai. Em Jesus, fomos adotados por Deus e passamos a ser filhos. Não temos somente um Pai de criação, mas alguém que está presente o tempo todo para nos amar, cuidar, sustentar, orientar, etc.

Ao povo, Isaías teve que transmitir a mensagem: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim” (v. 2). E sobre você, o que Deus falaria? – Alison Diogo Heinz

Relacionar-se com Deus é simples: basta se entregar e confiar!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!