share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Salmos 119.33-40

À meia-noite me levanto para dar-te graças pelas tuas justas ordenanças (Sl 119.62).

No versículo em destaque, o salmista surpreende quando diz que se levanta à meia-noite! Tudo indica que já estava deitado, talvez até dormindo, e se lembra de algo que não poderia deixar de fazer. Não dava para esperar até a manhã seguinte. E o que seria? Agradecer! O coração está que não cabe dentro do peito. Ele simplesmente não consegue dormir ou ficar deitado se não demonstrar sua gratidão a Deus! Está tão cônscio do cuidado do Senhor, de sua presença e intervenção diária que parece impelido por pura satisfação: “Preciso dar graças”.

E pelo que ele agradece com tanta presteza e alegria? Você consegue perceber, prezado leitor, esta alegria implícita em seu ato e em suas palavras?

Novamente, o salmista surpreende. Ele dá graças pelos justos ensinamentos de Deus! Ele se levanta tarde da noite para agradecer pelo que o Senhor diz e declara. Jesus mesmo (Mt 4.4) afirma que é a palavra que sai da boca de Deus que verdadeiramente faz o homem viver. Essa palavra infunde razão, propósito, direção, restauração e esperança à vida. No contexto do salmo 119, essas ordenanças vão muito além de ordens justas, como a expressão pode sugerir. Veja, no trecho da leitura de hoje, as expressões usadas para se referir à palavra de Deus: decretos, lei, mandamentos, estatutos, promessas. Certamente o autor do salmo já experimentou o grande benefício que é receber de Deus direção, correção, ensino, sabedoria e tudo o mais que a sua Palavra traz ao ser humano.

Com você é assim também? A palavra de Deus é esse presente inigualável que pauta a sua vida, alimenta sua alma, orienta seus caminhos, restaura seu viver e enche você de gratidão incontida? É só por ela que vivemos. Como bem disse Pedro a Jesus: “Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna” (Jo 6.68, NTLH). – Heloísa Oliveira Machado

Já pensou em dar graças, movido por essa certeza de que a Palavra de Deus é o seu tesouro inestimável?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!