share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: 2 Reis 6.24-25; 7.3-11,16

Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados (2Rs 7.9a).

Qual é a sua reação quando recebe boas notícias? Não dá vontade de imediatamente encontrar alguém para contá-las? Dizem que notícia ruim é que corre, mas as notícias boas também nos impulsionam a anunciá-las!

A leitura bíblica de hoje relata um momento muito difícil para Israel. O exército sírio tinha cercado Samaria, a capital do reino do Norte, causando escassez extrema na cidade. A situação era desesperadora, a ponto de mães comerem seus próprios filhos.

No meio dessa crise, surgem quatro personagens surpreendentes. Na verdade, eram o contrário do que se espera de heróis: esses homens eram leprosos. Pela lei, tinham de viver isolados, para não contagiar as outras pessoas. Eram obrigados a sempre se identificar de longe, gritando: “Leproso! Imundo!”, para alertar quem se aproximasse. Era uma vida de profunda humilhação, e certamente muitos nessa condição ficavam amargurados. Assim, esses quatro não tinham mais nada a perder. Resolveram se entregar aos sírios: viam neles a única chance, ainda que mínima, de conseguir ajuda.

Estes homens alijados da sociedade tiveram então o privilégio de serem os primeiros a ver que Deus continuava no controle da situação. De maneira poderosa e sobrenatural, o forte exército inimigo fora afugentado, e quando os leprosos chegaram ao acampamento, só encontraram tendas vazias, muita comida e bebida e os bens deixados pelos sírios. Passada a euforia inicial, no entanto, entenderam que, mesmo sendo discriminados, não poderiam desfrutar de tudo aquilo sem avisar seus conterrâneos. A notícia era boa demais.

A atitude dos leprosos serve de desafio para nós cristãos. Mesmo que o mundo nos rejeite e nos isole, temos a melhor mensagem do mundo: a de que Jesus nos reconcilia com Deus e dá vida eterna ao seu lado. Compartilhá-la é um privilégio e um dever! – Itamir Neves de Souza

Não importa com quem se fale – todos precisam ouvir a boa notícia do amor de Deus em Jesus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!