share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Josué 23.1-16

Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir… (Js 24.15a).

Josué já estava bastante idoso e reconhecia que a hora da sua partida estava chegando. Diante disso, reúne o povo para, pela última vez, lembrá-lo de que nada do que Deus prometera tinha deixado de se cumprir até aquele momento e recomendar encarecidamente ao povo que continue seguindo ao Senhor: “façam todo esforço”, “dediquem-se com zelo”, “apeguem-se somente ao SENHOR”. Se os israelitas não continuassem obedecendo a Deus, Josué lembra que isso certamente iria levá-los a perecer.

Mas, com tantas promessas divinas cumpridas, tantas boas palavras e boas terras recebidas, não parece óbvio que o povo continuaria a adorar a Deus mesmo depois da morte de Josué? Esse discurso não parece um tanto exagerado?

Aprendemos em palestras sobre liderança que um bom líder é aquele que procura deixar ensinamentos que perdurem mesmo depois que ele vai embora. E Josué era um ótimo líder. No entanto, sabia que sua própria fidelidade não seria suficiente para que o povo continuasse andando com Deus. Josué tinha feito sua parte; levou uma vida de obediência espetacular em tudo o que o Senhor lhe ordenava. Naquele momento, Deus o usa para reforçar essa mensagem. Valia a pena ser obediente, dedicar-se com zelo a amar ao Senhor, porque a fidelidade dele é inabalável. Ao enfatizar a expressão “o seu Deus”, Josué deixa claro que cada um tinha de fazer essa escolha por si mesmo e de forma consciente. Diante de um discurso tão incisivo, ninguém do povo poderia alegar mais tarde que não sabia o que Deus queria.

O que o povo faria a partir dali, sem Josué, não diminuiria tudo o que ele tinha feito. Cada uma daquelas pessoas teve de fazer sua própria escolha em relação a Deus. E você, tem sido fiel como Josué, escolhendo obedecer ao Senhor? – Aline Coscioni Schach

A quem você quer servir e obedecer: a Deus ou às suas próprias vontades?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!