share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 22.15-18

Por meio [da sua descendência], todos os povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu (Gn 22.18).

No meio cristão, é comum ouvir pessoas relatando que estão “buscando a bênção do Senhor” de várias formas. Com isso, querem dizer que estão pedindo ou desejando algum presente ou favor especial de Deus. A história da leitura bíblica de hoje traz um ensino muito especial sobre “buscar a bênção”.

Gênesis 22 conta a história de como Abraão recebeu ordens para sacrificar a Deus o maior presente que este lhe dera: seu filho Isaque. A forma como ele se conduz diante disso mostra o que realmente lhe importava: obedecer ao Deus a quem adorava. Mesmo que não compreendesse o motivo para tal sacrifício, Abraão não tinha dúvidas de que obedecer ao Senhor era muito mais importante do que se agarrar à bênção que tinha recebido, isto é, seu único filho e herdeiro. Talvez imaginasse que Deus ressuscitaria Isaque – afinal, assim como lhe dera o milagre de gerar um filho na velhice e de uma esposa estéril, Deus também poderia fazer o rapaz voltar à vida.

Sua vontade de agradar a Deus e fazer a vontade deste independentemente de sua própria opinião e sofrimento levou Abraão a ser provado e aprovado. É interessante que em meio a essa luta ele entende que Deus não apenas traz o teste, mas também providencia a solução, e por isso conclui: “O SENHOR proverá” (v.14). Essa compreensão foi uma das maiores bênçãos que ele recebeu. As lutas nos ajudam a entender melhor o Deus grandioso a quem servimos. Ao mesmo tempo, elas nos ensinam que também podemos abençoar o próximo quando permitimos que o Senhor aja por nosso intermédio. Sim, mesmo nas batalhas você pode ser instrumento para beneficiar outras pessoas, mas para chegar lá talvez seja preciso enfrentar desafios e tomar decisões difíceis.

Quanto mais você conhecer Deus, melhor entenderá o propósito dele para você, e isso o levará a procurar mais o Deus da bênção do que o favor em si. – Marivete Kunz

Não deixe que as dádivas de Deus ocupem o lugar da melhor das bênçãos: conhecer o Senhor.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!