share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 31.1-13

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.28).

Jacó trabalhou sete anos para Labão a fim de se casar com Raquel, a escolhida pelo seu coração. Mas, no dia seguinte ao casamento, descobre que foi enganado e precisa trabalhar mais sete anos para ter direito à esposa amada. Assim, trabalhou quatorze anos para seu sogro, durante os quais, por causa da bondade de Deus, seus esforços foram tremendamente recompensados, e o patrimônio de Labão multiplicou-se vertiginosamente.

Somente após esta etapa, depois de várias negociações, Jacó pôde finalmente começar a trabalhar para si mesmo, construindo seu próprio patrimônio e cuidando do futuro da sua família. Este período durou seis anos, e Deus o fez tão próspero que isso provocou ciúmes em Labão e seus filhos. Com o relacionamento familiar estremecido, Jacó obedece à ordem do Senhor para voltar para Canaã, a terra que tinha sido prometida a seu avô Abraão e a Isaque, seu pai. Agora, Deus lhe prometia que seria também dele.

Durante a crise de despedida, o texto revela algo interessante: nestes seis anos, Labão mudou várias vezes as regras do contrato trabalhista com seu genro Jacó, tentando impedir que este continuasse enriquecendo. No entanto, Deus cuidou dos interesses de Jacó, não permitindo que ele fosse prejudicado.

Como é maravilhoso quando Deus cuida de nós, quando cremos em suas promessas e prosseguimos firmes na certeza de que “a bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma” (Pv 10.22). Mas é importante entender a real natureza da bênção de Deus: ela não consiste em nos cobrir de riquezas materiais, mas no fato de ele ser fiel à sua palavra.

Foi exatamente esta a experiência de Jacó: o Senhor cumpriu a promessa de lhe dar a terra de Canaã e uma grande descendência. Mesmo que o caminho até lá tenha sido sofrido, o resultado não poderia ter sido melhor, e Jacó morreu em paz com seu Deus. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Verdadeira bênção é experimentar a fidelidade de Deus na nossa vida.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.