share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 5.20-21

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? (1Rs 3.9)

Em 2011, alguns publicitários criaram um comercial para certa marca de refrigerante, intitulado “Razões para acreditar”. Dizia ser baseado em um estudo e anunciava: “Para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, 100 casais planejam ter filhos. Para cada corrupto, existem 8 mil doadores de sangue. Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 98% das latinhas de alumínio já são recicladas no Brasil. Para cada tanque fabricado no mundo, são feitos 131 mil bichos de pelúcia. Na internet, (a palavra) amor tem mais resultados que medo”.

O bem e o mal sempre estarão presentes no mundo. Podemos nos alegrar com as coisas boas que estão acontecendo neste exato momento, ou dar lugar aos maus pensamentos e viver sofrendo com o impacto das notícias ruins. É verdade que há muita maldade no mundo. Não podemos simplesmente ignorar esse fato. Mas também é verdade que existe muita coisa boa acontecendo. Assim, a melhor saída parece ser concentrar-se em fazer o bem e pensar nas dádivas boas que temos oportunidade de desfrutar.

Parece fácil, mas não é, pois o ser humano é, por natureza, mau. Sem a ajuda de Deus, somos incapazes de realmente fazer o bem, pois somos egoístas demais para isso. Por isso, é preciso seguir o exemplo de Salomão e pedir a Deus discernimento para saber a diferença entre o bem e o mal. Só assim escaparemos de confundir um com o outro. De acordo com o comercial, a diferença entre bons e maus parece óbvia, e chegamos à agradável conclusão de que a maioria das pessoas são boas. Mas essa é uma grande mentira, que o Diabo insiste em apregoar para nos enganar. Isaías é que tem razão: vivemos em mundo que chama o mal de bem e o bem de mal. Sem discernimento vindo de Deus, vamos acabar fazendo o que parece bom, e não o que o Senhor considera assim. – Hebert dos Santos Gonçalves

Ser sábio é procurar o verdadeiro bem, que só pode ser encontrado em Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!