share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 78.1-4,7-20

Não esconderemos dos nossos filhos… os louváveis feitos do SENHOR, o seu poder e as maravilhas que fez (Sl 78.4).

Certo dia, fiz uma experiência que se tornou inesquecível. Decidi: “Hoje agradecerei a Deus nos mínimos detalhes por tudo o que me dá”. Descobri que, mesmo passando a noite em claro e enumerando cada pormenor, não conseguiria me lembrar de todos. Tenho certeza de que o caro leitor teria a mesma experiência. Quantas vezes teria de agradecer de manhã por acordar com a visão intacta? Por ter sido guardado durante uma noite de sono? Por ter comida suficiente?

Infelizmente, somos muito mais propensos à revolta do que à gratidão. Jesus é a maior prova disso: apesar de todas as curas, milagres e gestos de amor, no fim os próprios beneficiados condenaram-no a morrer na cruz. Também é o que se vê na jornada do povo de Israel, resumida no Salmo 78. Deus havia dado tantos presentes: a travessia do mar, a condução no deserto, água jorrando da pedra e “chuva” de maná… mas, além de não serem gratos, estavam sempre reclamando e querendo mais.

Na leitura de hoje, descobrimos que a gratidão é, na verdade, algo que pode e deve ser ensinado em casa. As experiências do passado adquirem valor pedagógico quando são transmitidas dos pais para os filhos. Por isso, o salmista praticamente implora que os adultos nunca deixem de contar à geração seguinte os feitos maravilhosos de Deus, pois assim os mais novos “porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos”.

Você é grato a Deus? Saiba que as pessoas à sua volta, a começar por sua família (e principalmente seus filhos, se você os tem), percebem muito bem se sua gratidão é real. Não adianta “pregar” a gratidão se a todo momento reclamamos do que (achamos que) nos falta. Assim, exercite sua memória a respeito das maravilhas que Deus já fez, e deixe-se inundar pela gratidão. – Manoel de Jesus The

O ensino e a lembrança dos feitos de Deus em nosso favor alimentam e desenvolvem a gratidão.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!