Compartilhe em:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Romanos 7.15-25

No íntimo de meu ser tenho prazer na Lei de Deus, mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo… (Rm 7.22-23a).

Vivemos tempos de grande violência, numa escalada de calamidades e atrocidades cada vez piores. A cada semana, uma nova tragédia nos deixa de coração partido e profundamente tristes. De onde vem tanta maldade, que se manifesta em todo mundo? Tudo começou com Adão e Eva, que viviam em plena paz com a natureza e com o Criador. No entanto, não satisfeitos com o que tinham, queriam ser como Deus. Caíram na mentira contada pela serpente e desobedeceram ao Senhor. Deixaram seus desejos naturais controlá-los e, como resultado, seu relacionamento com Deus foi quebrado.

Na leitura bíblica de hoje, Paulo deixa claro que o problema da maldade humana não é só de bandidos ou pessoas que não conhecem a Deus. Ele mesmo reconhece que não consegue fazer o bem que deseja, mas que a toda hora cede aos seus impulsos naturais, que invariavelmente o levam a cometer o mal. Ele, o autor de grande parte das cartas do Novo Testamento, incapaz de fazer o que é certo? Infelizmente, essa é a verdade que cada um de nós vive: os “desejos da carne”, isto é, nossos impulsos e anseios naturais sempre nos levam para longe do Senhor. Dessa forma, nem mesmo uma pessoa sensata, racional e de boa índole pode dizer que nunca praticou um ato mau. Todo mundo faz coisas que não quer, mas se sente fraco demais para resistir. Então, já que não dá para combater, o jeito é justificar, e os meios de comunicação se mostram aliados excelentes, propagando uma pregação constante sobre práticas más apresentadas como aceitáveis e até desejáveis – um bom exemplo são as novelas.

Para não ser derrotado nessa luta, o único jeito é “agarrar-se” a Jesus: ele fornece perdão quando erramos, renova nosso ânimo para pedir ajuda a Deus e fortalece nossa disposição por meio do Espírito Santo, dando-nos força para agir corretamente. – José Donato Cavalheiro

Para resistir à luta entre o bem e o mal na sua mente, reconheça sua fraqueza e peça ajuda a Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.