share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Jó 26.1-14

Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém (Sl 54.4).

Na mitologia grega, Atlas foi um titã que, aliado a outros seres como ele, tentou dominar o Olimpo numa luta contra Zeus. Os titãs perderam a luta, e Zeus impôs castigos aos derrotados. Atlas foi condenado a carregar o mundo nas costas. Imagine o quanto seria difícil levar sua casa, ou bairro, ou quem sabe até mesmo uma cidade nos ombros – que dirá o mundo inteiro!

Muitos de nós agimos como Atlas: queremos sustentar a tudo e a todos. Desdobramo-nos para suprir todas as necessidades alheias, fazemos esforços além do nosso limite, assumimos responsabilidades do outro a fim de que as tarefas sejam devidamente concluídas. Dar atenção ao nosso entorno é bom, mas preocupar-se além da conta não é.

Suprir os desejos do próximo é bom, mas tornar isso uma obrigação constante e ilimitada, não. Hoje em dia fala-se até mesmo no complexo de Atlas, uma doença relacionada ao estresse da vida moderna e que atinge cada vez maior número de pessoas. É a mania de tentar suportar todo peso da vida nos ombros, sem tirar tempo para descansar. Assim, adoecemos por não termos a força necessária para carregar o mundo nas costas, porque queremos dar conta de tudo. Afinal, não somos Atlas.

Na leitura bíblica de hoje, Jó responde a Bildade com uma descrição da soberania de Deus. Mesmo passando por uma turbulência na vida, ele reconhece e exalta a soberania do Senhor. Entende que Deus sustenta o universo e tudo que nele há.

Por maior que seja nosso empenho, nossas forças nunca serão o bastante para segurar tudo o que desejamos. Só Deus é capaz de fazer isso (veja o verso em destaque). O Senhor sustenta e também providencia pessoas para nos ajudar. Que possamos descansar na certeza de que Deus fará o que nós não conseguimos. Faça o que estiver ao seu alcance e deixe o resto para o Senhor. Então, sinta o peso saindo de seus ombros à medida que espera em Deus, pois ele suporta aquilo que não podemos. – Gabriel de Araújo Almeida

A força para suportar o que for necessário está em saber que somos fracos e precisamos de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.