share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Colossenses 3.22-4.1

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (Cl 3.23).

Já se deu conta como em dezembro nossa sociedade costuma viver um surto de generosidade? Mais do que em qualquer outro mês, nessa época do ano as pessoas se preocupam em fazer o bem, em mostrar solidariedade e fazer caridade. Na verdade, agir assim é muito bom, mas não deveria acontecer somente em dezembro. O erro nisso é achar que existe uma temporada específica para fazer o que é certo.

O texto de hoje trata de uma orientação que o apóstolo Paulo dá aos cristãos que viviam em Colossos, falando sobre as relações entre servos e senhores. Sua instrução envolve três palavras-chave: generosidade, justiça e soberania. Aos servos, Paulo ensina: obedeçam aos seus senhores e façam isso de boa-fé. Aos senhores, ele alerta: deem aos seus servos aquilo que é deles por direito, o que é justo. Por fim, Paulo mostra o que tudo isso tem a ver com Deus: existe um Senhor acima de todos, que recompensa a todos; para esse Senhor é que todos trabalham.

Estamos inseridos o tempo todo em relações em que ora somos autoridade, ora subordinados. Seja em casa, no trabalho, na escola, constantemente devemos obediência a alguém ou alguém deve obediência a nós. A orientação de Paulo é, portanto, bastante atual. O texto convida-nos a agir com generosidade e justiça nas nossas relações com as pessoas. E mais: devemos fazê-lo de coração para o Senhor, e não para os homens.

A terceira palavra-chave, soberania, lembra que quem cuida tanto das autoridades, fazendo prosperar o seu caminho, como dos servos, suprindo-lhes as necessidades, é Deus. Ele está acima de todos. É preciso viver uma vida que o glorifica, fazendo sempre o que é certo. Isso nos levará a ser, de coração, generosos no nosso trabalho e justos nas nossas relações. E a glória de Deus poderá brilhar com força por meio de nós. – Ana Maria Machado Marques

Atitudes como generosidade e justiça caem bem em qualquer época do ano, pois são uma forma de glorificar a Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.