share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Romanos 1.18-32

O que de Deus se pode conhecer é manifesto entre [os homens], porque Deus lhes manifestou (Rm 1.19).

Aconteceu nos Estados Unidos: um músico muito talentoso, vestindo jeans, camiseta e um boné, posta-se junto a uma parede em uma estação do metrô. Pega seu violino (um Stradivarius de 3,5 milhões de dólares) e, durante quarenta e cinco minutos, toca algumas peças clássicas. Quando termina, mais de mil pessoas passaram por lá e simplesmente o ignoraram. Como será que ele se sentiu diante dessa falta de atenção?

Deus também sabe o que significa ser ignorado. Na leitura bíblica de hoje, o apóstolo Paulo afirma que o Senhor colocou evidências de suas qualidades e de seu poder na Criação, deixando uma mensagem inconfundível sobre sua criatividade, beleza, poder e caráter. Mas o ser humano não quis reconhecê-las nem aceitar a existência do Criador. Mais tarde, Deus revelou-se de modo ainda mais óbvio ao povo que escolheu para si, ensinando-lhe o caminho para manter-se em sua presença e ter um relacionamento pessoal com ele. O Antigo Testamento mostra inúmeras oportunidades que os israelitas tiveram para reconhecer o poder de Deus. Mesmo assim, rejeitaram a sua soberania. Por fim, o Senhor enviou Jesus, mas nem o seu povo, que esperava por esse momento, entendeu e aceitou que este era o próprio filho de Deus (Jo 1.11).

Por causa do orgulho, o ser humano tem muita dificuldade em aceitar a soberania de Deus, e por isso muitos preferem negar sua existência, seu amor e sua obra, para justificar assim o fato de tentarem viver pelas próprias forças, resolvendo todos os problemas sem nenhuma ajuda. Mas o resultado disso também está cada vez mais óbvio: ao distanciar-se de Deus, a humanidade torna-se cada vez mais egoísta e dissoluta.

A boa notícia é que há uma solução: um olhar atento e honesto para a natureza criada por Deus e para a sua Palavra mostrará com clareza tudo o que Deus é e faz – e que Jesus restaura o relacionamento com o Senhor. – José Donato Cavalheiro

Deus não está escondido – basta olhar com atenção para ter certeza da sua existência e poder.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!